Casa MDC

Uma casa no centro da cidade.

Com base num edifício que conheceu grande parte do crescimento do centro urbano, o programa desenvolveu-se com o intuito de criar uma moradia integrada na realidade citadina, que se apresentasse com uma personalidade forte, mas que ao mesmo tempo surgisse de forma harmoniosa na paisagem urbana.

Sem ferir o meio que a envolve, o objetivo foi sempre a criação de um elemento construído, com respeito por edifícios adjacentes, bem como pelas cores e materiais pré-existentes nas imediações.

O edifício existente acabou por se alterar significativamente no alçado posterior, até porque a fachada existente não representava significância estética e funcional ao ponto de castrar uma nova abordagem, bem como a própria ampliação tão desejada pelo cliente.

Este, com diferentes abordagens de planos, texturas, cores e materiais, cria algum ritmo e “alegria”, jogos de ritmo visual.

Já o alçado principal, quase que numa abordagem de reinterpretação da pré-existência, mantendo uma imagem facilmente associada ao seu passado recente, apresenta-se de forma sóbria, quase que numa atitude de dualidade face ao alçado oposto. Este jogo de uma quase esquizofrenia de fachadas faz com que esta nova imagem global do edifício possibilite uma integração deste com desenvolvimento no tempo do próprio ambiente urbano.

O último piso, recuado, surge como um miradouro, que possibilita ser circundado, obtendo a visualização quase 360º, a uma cota superior, e que nos afasta de certo modo da agitação da cidade sem que realmente saiamos dela.

Veja o antes e depois

SOBRE

Com mais de 10 anos de experiência em Arquitetura e Construção. O resultado final é atento a todos os detalhes!

A Traços Convergentes une Arquitetura e construção.

INSCREVA-SE

Criado com © Traços Convergentes